Coordenador : Luciana Pires de Sá Requião
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395477.2206.44580.16062023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O púbico alvo é amplo e difícil de ser contabilizado, já que a revista é um produto digital disponibiliado pela web. Estima-se a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em música, em particular, mas não somente, em especial nos programas em que atuamos: Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.
Local de atuação: www.culturatrabalhoedu.uff.br
Objetivo
O projeto tem como objetivo geral analisar as relações sociais de produção da música popular no Rio de Janeiro, com o intuito de compreender a realidade em que músicos instrumentistas atuantes em apresentações ao vivo (bares, casas noturnas, etc.) vivem e trabalham. Interessa-nos discutir as formas como a cultura - e o trabalho daqueles que atuam neste setor - vem sendo apropriada por mecanismos de exploração próprios à atual fase do modo de produção capitalista. Nesse sentido, o Trampo Musical foi proposto com o objetivo de: 1 - Atuar como um centro aglutinador das produções sobre o Trabalho no Campo da Música; 2 - Disseminar a produção sobre o Trabalho no Campo da Música; 3 - Fomentar a reflexão e a produção sobre as múltiplas determinações que afetam o Trabalho no Campo da Música no capitalismo tardio.
Resumo
A revista O Trampo Musical é uma publicação de divulgação acadêmica realizada pelo Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação da Universidade Federal Fluminense. É premente a necessidade de divulgação da produção científica sobre o Trabalho no campo da Música, produção esta que se encontra dispersa em diversas áreas do conhecimento. A Revista busca contribuir com material inédito assim como com a republicação de materiais em uma variada gama de possibilidades para a apresentação de seu conteúdo, dentre elas: republicação de textos de anais de eventos científicos; vídeos debate a partir de textos publicados em revistas acadêmicas; resumos expandidos ou excertos de teses e dissertações; resenhas de livros; documentos históricos; fotografias ou ilustrações; depoimentos ou entrevistas com musicistas; recortes jornalísticos; podcasts e afins. Tem como foco abordagens multidisciplinares e sua política é voltada à congregação e disseminação dos conteúdos científicos que privilegiam os eixos do trabalho musical nas mais variadas perspectivas: musicológicas, sociológicas, antropológicas, históricas, culturais e etc. Com isso, busca contribuir com o acesso ao conhecimento produzido e no fomento à reflexão e produção nesta área ainda pouco explorada no campo da ciência. O projeto prevê a participação em sua execução de estudantes graduação e pós-graduação, contribuindo assim com a formação acadêmica e ampliando a possibilidade de participação discente em ações extensionistas.